sexta-feira, 27 de junho de 2008

O QUE É A IGREJA PARA VOCÊ?

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18)

Diante da afirmação espiritual de Pedro, Jesus, segundo os relatos dos Evangelhos, menciona pela primeira vez a palavra igreja. Eu não sei se você já parou para meditar sobre o que é a igreja para você, o que ela representa como instituição terrena. Se você nunca pensou, quero ajudá-lo a responder.
Se você vem para a igreja só porque tem saudades das pessoas, porque precisa se divertir nos finais de semanas principalmente nos domingos. Porque a igreja tem uma programação legal, especialmente em datas festivas, se você só aparece quando tem uma festinha com aquele “bolo gostoso”, e quando rola um passeio você não quer ficar de fora, especialmente nos retiros, então a igreja para você é um “Clube”.
Se você está na igreja só porque é o local que você conseguiu descobrir um talento ou até a vocação para cantar, e por isso só aparece em época de cantatas, se na igreja aprendeu a tocar algum instrumento e que provavelmente não conseguiria aprender em outro lugar por quê é muito caro, então a igreja para você é uma “Escola de Música”.
Se você está na igreja só porque você sempre teve o sonho de se destacar perante os outros, de falar bem, de estar em evidência em cima de uma tribuna. E na igreja descobriu que pregar ou dar aulas traz esta glória tão sonhada e hoje você pensa em ser até um pastor, então a igreja para você é uma espécie de “Hollywood”, com sua “calçada da fama”.
Se você vem à igreja só porque está desempregado, porque quer ser um empresário, quer ter um carro do ano, uma casa própria e quer se curado de alguma enfermidade. Eu ate entendo, pois a mídia está cheia de propagandas da Teologia da Prosperidade prometendo isto nas igrejas, o sistema econômico do nosso país está falido e o sistema de saúde nem se fala. Mas lamento lhe informar que a igreja para você é então uma espécie de “Baú da Felicidade” e Jesus anda por ai dizendo: “Quem quer dinheiro?”
Se você é do tipo que não falta o culto só porque tem medo que aconteça algo de ruim na sua vida, tem medo da sexta-feira 13, de gato preto, antes de sair de casa sempre consulta o dia do seu “signo”, não passa embaixo de escadas, quando acontece algo que necessita da sua exclamação você logo diz: ”Minha Nossa!”. A igreja para você é uma espécie de “Pé de Coelho” e ela deveria ser Católica Apostólica Romana.
E se você está na igreja, mas vive achando defeito em tudo, nada é do jeito que você gosta, para você ninguém faz nada certo. Vive pensando que se fosse você as coisas seriam bem diferentes, e por você deveria trocar tudo, então para você a igreja é um “Sindicato” onde além de não gostar de nada vive arrebanhando adeptos para o seu partido.
Agora, se você vem à igreja como a “noiva” que veste a melhor roupa, ávida por encontrar e agradar o “Noivo”, como um “filho” que quer encontrar os braços protetores do seu “Pai”, a oferta já vem no coração antes de pisar no Templo, e quando entra no mesmo, sente algo diferente que não sabe explicar, algo que não se experimenta em um teatro, cinema ou até mesmo naquele momento que se beija a pessoa amada. Então a igreja é para você a “Casa de Deus”.

Pr. Luís Almeida (Sl 133. 1)

Nenhum comentário: