sábado, 18 de fevereiro de 2017

Alegria ao invés do lamento.


“De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe.” Esdras 3. 13



    O povo que voltou do cativeiro iniciou a reconstrução do templo, e ao lançar os alicerces da obra, iniciaram um momento de adoração a Deus. Esse momento foi marcado por dois tipos de reação: de tristeza pelos mais idosos e de alegria pelos mais novos. Na Caminhada da FÉ podemos ter esses dois tipos de reação diante dos resultados do que Deus vai fazer em nossa vida.

    Os anciãos, os que viram antes do cativeiro o templo construído por Salomão e toda a sua glória, choraram ao ver que esse templo não se comparava ao anterior (Ag 2. 3).

    Em muitas situações agimos como os anciões. Isso acontece quando passamos por momentos de experiências com Deus marcantes e ao ter uma nova experiência, comparando-as ficamos desapontados por não ser essa última tão marcante. Não podemos ficar presos ao passado, pois assim perderemos a alegria pelo que Deus está fazendo no presente.

    Já os novos, muitos dos quais nasceram durante o cativeiro, que não viram como era o templo de Salomão, só imaginavam diante dos relatos de seus pais, esses regozijaram por terem conseguido reconstruir o templo, ainda que não tão bonito quanto o anterior.

    Essa reação é muito importante, pois devemos em tudo dar graças (I Ts 5. 18), até mesmo pelo que aos nossos olhos é simples. Como eles não tinham o outro templo como parâmetro, o pouco que tinham era festa.

    Entendo também que a reação dos mais velhos possa ter sido por ver o resultado do pecado. A consequência do pecado da nação além de levá-los ao cativeiro, destruiu algo esplendoroso que era o templo. Mas ao mesmo tempo, acredito que eles poderiam se regozijar pela misericórdia de Deus em permiti-los presenciar esse novo recomeço, ainda que tão singelo comparando ao primeiro.

    Amados, Deus tem nos dado muitos momentos de FÉ em nossa vida com Ele. Sejam esplendorosos ou singelos, glorifiquemos a Ele por todas as coisas. Que a alegria pelo simples suplante a tristeza da nostalgia. Viva 🙏DE FÉ EM FÉ🙌.

Em Cristo,

Pr. Luís Almeida

4 comentários:

Unknown disse...

Em tudo daí graças! Amém

Pr. Luís Almeida disse...

Quem quiser receber essa e outras mensagens de FÉ em seu WhatsApp, é só adicionar o número 55 21 98545-7141 e passar uma mensagem via WhatsApp com o nome completo solicitando o cadastro. As mensagens não são cobradas.

Unknown disse...

Glória a Deus meu Pastor, fui muito edificado.

Pr. Luís Almeida disse...

Que bom que vcs, Glauber e Paulo, gostaram! Deus os abençoe e guarde!