terça-feira, 26 de agosto de 2008

EM NOME DE DEUS

Algumas atitudes que temos quando em família, que eu não abro mão. Uma delas, é procurar cumprir o que diz em Provérbios 22 versículo 6: “Educa a criança no caminho em que deve andar...”. E nessa labuta, temos visto bons resultados na vida do meu filho. Vira e mexe ficamos espantados (eu e minha esposa), com respostas que ele dá do tipo: “Pai esse (objeto, desenho, filme, ...) é do mal ou é de Deus”. Mas como toda criança da idade de quatro anos ele também faz as suas bagunças e comete suas transgressões. E quão foram as situações que ao pegá-lo em infração ele veio com aquele semblante de inocência dizendo: “É de Deus pai...” e muitas vezes ele amenizou a situação com essa atitude. Tendo este testemunho em mente, refleti, quão vezes nós não fazemos coisas erradas e dizemos que é de Deus ou em nome de Deus.

Em nome de Deus, a igreja na Idade Média matou milhares de inocentes, em nome de Deus muitos feneceram nas Cruzadas. Dizendo que era de Deus ou em nome (que dá idéia de autoridade), a igreja historicamente, já fez muita coisa errada. Nos dias atuais, ainda vemos muitas coisas sendo feitas em nome de Deus que na verdade de Deus não tem nada. Homens de Deus deixando ministérios por causa de poder e dinheiro na política; denominações surgindo de cismas entre as lideranças; namoros são iniciados sem oração; casamentos são realizados sem oração; homens vão para os seminários sem chamado; outros são ordenados ao ministério sem ao menos consultarem a Deus;...

Enfim, em pequena ou em grande escala, delitos são cometidos em nome de Deus. Mas devemos ter em mente, algumas coisas. Em primeiro lugar nós não somos crianças como o meu filho que tem só quatro anos, e por isso relevamos suas atitudes. Quanto a isso devemos fazer como o Apóstolo Paulo: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (I Co 13. 11). Em segundo lugar, devemos guardar o temor a Deus com relação a usar o nome do Senhor em vão: “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êx 20. 7). E por final, muitos acham que por simplesmente colocar o nome de Deus nos seus projetos, o Criador, vai usar de complacência na ora do julgamento e se esquecem do que está escrito em Mateus 7 versículos 22 e 23: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Portanto, tenhamos muito cuidado antes de falarmos se é de Deus ou não!

Nenhum comentário: